quinta-feira, 31 de maio de 2012

Fotografias pintadas á mão.

Do final do século XIX até os anos 1990, era comum encontrar retratos fotográficos pintados à mão nas casas de áreas rurais dos estados do Nordeste brasileiro. Em um tempo em que as fotografias em preto e branco não eram consideradas suficientemente dramáticas, os “retratos pintados” (fotografias de família em preto e branco, ampliadas e coloridas) traçavam uma imagem ideal  e conferiam certo status aos retratados, que eram representados como ícones ou santos.

Usando banhos de óleo e outras técnicas específicas, os artesãos locais suavizavam rugas, adicionavam adornos e vestes de alto padrão, enfeitando os retratos segundo as fantasias e desejos de seus clientes.
Devido aos avanços da tecnologia ao longo dos últimos 25 anos,  as fotografias pintadas à mão têm se tornado uma raridade no Brasil. A tradição está se perdendo porque a maioria dos retratos hoje são gerados digitalmente.

CURIOSIDADE:
Quando estava fazendo a pesquisa para este post encontrei no site Metamorfose Digital, fotografias muito legais feitas no japão e pintadas á mão, vale a pena conferir, abaixo somente algumas pra deixar vocês com vontade de ver as outras...








Espero que vocês tenham curtido!!
Até a próxima!!!

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Pontos de luz

A postagem de hoje será sobre Bokeh, uma técnica criativa e que deixara suas fotografias muito mais interessantes.

A palavra “Bokeh” vem do termo original “Boke”, que, em japonês, tem um significado próximo a “desfoque”. Esse efeito possui uma definição bastante ampla e é facilmente reconhecível, porém muitas vezes ele é confundido com a fotografia macro. Apesar de serem efeitos quase que complementares, eles não são exatamente a mesma técnica.

Resumindo Bokeh é o resultado da profundidade de campo, o Bokeh é a parte “borrada” (sem nitidez) de uma foto. Quando temos diferentes quantidades de luz vemos pequenas “bolinhas” ou “pentágonos” iluminadas.

Ele depende de quatro fatores básicos:
- Abertura máxima do diafragma.
- Ditância focal da lente.
- Distância entre o fotógrafo e o primeiro plano.
- Distância do primeiro para o segundo plano.


Para conseguir uma imagem com Bokeh é preciso diminuir a profundidade de campo aumentando ao máximo a abertura da lente, como se faz em uma fotografia macro. É necessário desfocar as fontes de luz do fundo para que elas se transformem nas simpáticas bolinhas na sua imagem.

Existem vários tipos de filtros para Bokeh personalizados, com formas variadas.
Os clássicos pontinho de luz

Corações

e muitos outros tipos de filtros.

Este link esta um video de tutorial de como fazer em casa os filtros de desenhos, como estrelas, corações para colocar na camera e usar a tecnica de Bokeh:

Bokeh Photography Effect


Sites de referencia:

terça-feira, 29 de maio de 2012

Composição com recém nascido

Olá amigos leitores minha intenção hoje é levantar o seguinte tema  newborn fotografia de recém nascidos, como são produzidas estas belas imagens.


Este assunto ainda é novo no Brasil e muito promissor mas é importante sabermos que existem alguns cuidados a serem tomados, a especialista Ana Rocha em entrevista com Vinícius de Mattos no canal http://www.viniciusmatos.com.br/tv-ei-apresenta-ana-rocha-e-seus-newborns/ , foi enfática ao repetir varias vezes que segurança ao manipular o recém nascido é primordial para quem deseja trabalhar nesta areá.
Um acidente que aconteça a uma criança dessas envolvendo algum fotografo logo vira noticia e compromete o mercado todo, observe a imagem abaixo e reflita se a criança não esta sujeita a contrair alguma infeção exposta dessa forma.





É do fotografo a responsabilidade e cabe a ele educar os pais aos conduzir a sessão fotográfica.
Esta imagem foi composta no photoshop como muitas outras, quem afirma não utilizar a ferramenta esta arriscando a vida da criança. confira como é composta a fotografia de newborn


confira também o trabalho da fotografa Ana Rocha http://www.anarochaphotography.com/#/special/splash/opening-page/.


Referencias: http://capturedbycarrie.com/blog/2010/11/15/california-girl-newborn-baby-photographer/

http://amypitrephotos.com/2010/08/peek.html

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Seu corpo também é um equipamento

Olá! Tudo bem?


Há alguns meses atrás eu coloquei alguns objetivos para este ano, e um deles era daquele objetivo que não podia ser adiado. E enfim, corri atrás. Literalmente.
De fato, estou falando de exercícios. Eu estava sedentário, e precisando de um acompanhamento especial, pra cuidar de um equipamento fotográfico muito importante: o corpo.

Todos sabemos que usamos muito o nosso corpo para tudo o que fazemos. Até para o repouso. Imagina para fotografar. E dependendo da foto, meus amigos, é exigido algumas

Com o tempo (com a idade, srsrsrsrsrsr), vão chegando as dores aqui, dores ali. E quando menos percebemos, estamos perdendo de fotografar por semanas, meses, ou até mais, pra fazer um tratamento.

Digo isso por que procurei uma academia, justamente por isso: pensar lá na frente, em fortalecer principalmente os braços para carregar todo o equipo, as pernas pra fazer as mais diversas peripécias que envolve a fotografia. (Pois quem aí nunca rolou no chão pra pegar um ângulo melhor??!   srsrsrsr)
E também para um condicionamento físico, pois imagina aguentar horas em pé, ou correndo atrás de um monte de crianças em uma festa infantil, ou até mesmo ser chamado pra fotografar um esportista. Nunca sabemos os desafios que nos aparecem, e para enfrentá-los, devemos estar preparados.


Portanto procure um médico, ou especialista. Eles podem te ajudar e muito!

http://www.filipegaudencio.com.br/noticia.php?id=9102

http://biglar.blog.br/wp-content/uploads/2011/11/620x600-alongamento.jpg
Um abraço.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Qual a diferença entre compacta e reflex?




















Imagens: Divulgação/NIKON

A regra é a mesma para todos os equipamentos fotográficos. 
(A luz atravessa as lentes, o diafragma e o obturador para chegar ao sensor).                                                                                                                                                          
A grande diferença entre as duas, as compactas na maioria das vezes o processo é todo digital já na DSLR (digital single lens reflex), o processo é todo analógico.     
 As câmeras compactas são pequenas, leves e praticas de operações limitadas e com poucos recursos, mais conhecida como aponte e dispare, possui lente fixa, foco automático.
Devido seu visor paralelo, a imagem vista pelo fotografo não é a mesma.
Seria impossível citar a quantidade de modelos existentes, que inovam o tempo todo, nem sempre seus componentes estão no mesmo lugar, mas o processo sempre é o mesmo.
   
Já as reflex (digital single lens reflex) a imagem vista no visor e exatamente o que a luz esta enxergando. São câmeras pesadas, que oferecem mais recursos.
Existe uma infinidade de modelos diferentes, porém o formato é sempre o mesmo, os sensores são maiores o que permite uma qualidade melhor na imagem. Suas objetivas são cambiáveis, podendo troca-las o momento em que quiser, de acordo com a necessidade. Feita especialmente para o grupo que tem interresse em se aprofundar na fotografia,o que leva muitas pessoas que compram uma reflex,não aproveitando todos os recursos oferecidos,valendo mais apenas,usar uma compacta.
Porque indiferente do equipamento, quem realmente da o toque final na fotografia é o fotografo. Usando muito ou pouco recursos.


Fontes:





                                     

terça-feira, 22 de maio de 2012

Trabalhando na linguagem fotográfica.

Olá! Tudo bem?!

Como falamos aqui sobre linguagem, esse é um tema muito grande e aberto, ótimo para a liberdade e autoria do fotógrafo.

Um dos assuntos que envolve a linguagem é a perspectiva.

Ângulos diferentes, algumas vezes ousados, distorcendo a imagem real trazendo uma nova leitura, e também uma nova forma de pensar sobre aquele assunto fotografado.

A perspectiva está diretamente ligada ao ângulo entre o equipamento e o assunto.
Quanto mais perto o assunto, tudo parece maior do que é. E quanto mais longe o assunto, perceberemos que parece menor do que é.

O que influencia na perspectiva é o tipo de lente que se usa. A perspectiva fica mais distorcida quanto menor for a distância focal. Ou seja, uma lente grande angular faz as imagens ficarem com linhas tortas, e às vezes quase totalmente redondas. Diferentes! Engraçadas!
E isso pode virar uma linguagem.

Teste você mesm@! É bem fácil. É só aproximar e afastar dos objetos.

Arquivo Pessoal - Osmar Coradin Jr

Arquivo Pessoal - Osmar Coradin Jr

Arquivo Pessoal - Osmar Coradin Jr



Bons cliques!!!







Na postagem de hoje falaremos sobre uma das linguagens da fotografia, o Movimento.
Geralmente quando vemos uma fotografia ''borrada'', um sujeito que não tenha congelado, achamos que por isso a foto saiu errada, feia, mais na verdade registrar ou não o movimento do sujeito pode ser uma escolha do fotógrafo.

Sempre que um objecto se move em frente da câmera fotográfica, a sua imagem projetada sobre o filme também se move. Se o movimento do objecto é rápido e o obturador da câmera fica aberto, por um tempo, essa imagem ou movimento será registrado como um arrasto, um tremor, ou uma forma abstrata, é assim que se fotografa o Light Painting, pintar com a luz.



Se o tempo de exposição for reduzido, esse arrasto também será reduzido ou até eliminado. Um tempo de exposição à luz curto (velocidade alta), pode "congelar" o movimento de um objecto, mostrando a sua posição num dado momento.

Fotógrafo canadense Scott Linstead

Por outro lado, um tempo de exposição longo (velocidade baixa), pode ser usado deliberadamente para acentuar o "arrasto" ou tremor sugerindo uma sensação de movimento.


António Lacerda - Estação da Casa da Música-Porto (2001)


Referencias:

sábado, 19 de maio de 2012

Crie seu site de graça!

Você quer construir seu próprio site e não sabe nem por onde começar?
então eu vou explicar como se faz...
clique na imagem abaixo e assista o vídeo
que vai te ajudar!


Espero que vocês tenham curtido!
Se surgir alguma dúvida entre em contato comigo pelo e-mail:
nayramarx@hotmail.com

Valeu!
Até a próxima!

Hoje o assunto é flickr!

O que é flickr??

Flickr é um site de armazenamento de imagens que surgiu no começo de 2004 como um serviço de armazenamento de imagens e comunidade online desenvolvido a partir das mesmas ferramentas utilizadas no jogo Game Neverending.
Porém o sucesso do site foi tanto que o projeto do jogo foi deixado de lado. 
Hoje, além de imagens, no Flickr também se encontram vídeos, serviços e uma plataforma para discussões entre grupos semelhantes à de serviços de rede social.
Desde sua criação, a popularidade do serviço aumentou muito e diversos recursos foram adicionados.
Hoje em dia é muito utilizado e essencial na vida de um fotógrafo, pois permite fazer uploads e guardar imagens utilizando a web, além de ser uma ótima ferramenta para divulgá-las.
A verdade é que o flickr é simplesmente incrível pois oferece a seus adeptos um álbum com até  100 MB e o poder de compartilhar suas fotografias com todos os seus conhecidos ou, se preferir, o mundo todo!!!
Isso e muito mais é possível com este serviço online e o melhor, 
GRATUITAMENTE! 


E o que significa a palavra flickr??

O nome na verdade é um jogo de pronúncia com a palavra flicker, que tem vários significados, todos relacionados à luz e alguns de seus efeitos.


Você já tem um flickr

Se você quer criar um e saber mais sobre como utilizar ele, 
clique na imagem abaixo que o levará a um post super interessante do site 
www.tecmundo.com.br


Espero que sua relação com seu  flickr seja de muito Sucesso!

Curtiu o post?
Então fiquem Ligados pois esta semana promete 
aqui no len5five !

Até a próxima!

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Surgimento da fotografia digital

Em 1975, a Kodak apresentou o primeiro protótipo de uma câmera sem filme baseada no sensor CCD da Fairchild. O equipamento pesava quatro quilos e gravava as imagens de 0,01 megapixels em fita cassete – uma a cada 23 segundos! No ano seguinte, a própria Fairchild, por sua vez, colocaria no mercado sua câmera de CCD, a MV-101 – o primeiro modelo comercial da história.



















 Acompanhe a matéria que a globo News publicou em 2004 sobre o desenvolvimento da fotografia digital. http://www.youtube.com/watch?v=-ajQaAxn-tM

referências: http://meiobit.com/15452/a-primeira-camera-digital-do-mundo/
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=5141.0

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Fotos de Paisagens

Olá! Tudo bem?!

Hoje nosso assunto é técnica. Depois de termos visto sobre enquadramento, Rácio de Fibonacci, planos, regra dos terços, podemos juntar algumas das técnicas já citadas no nosso blog, e colocá-las em prática. Eque tal falarmos de fotografias de paisagens?

Considero estas, as principais regras para uma fotografia de paisagem fenomenal.
Não podemos colocar uma ordem nas regras, dizendo que esta é mais importante que aquela, pois cada fotógrafo sabe "onde aperta mais o seu calo".
Mas vamos lá!

Se você quer fotos de paisagens incríveis, você deve ir para lugares incríveis.
Fotos de arquivo pessoal.




Quando pensamos em nascer/pôr do sol, logo imaginamos uma praia e o sol na linha do horizonte.





Janela da minha casa.





Mas se olharmos na janela da nossa casa conseguimos uma paisagem bacana.






Mas aquela fotografia de paisagem que quando olhamos, logo ficamos admirando e ela nos faz transportar ao lugar onde o fotógrafo estava naquele momento, essa sim, só vai acontecer se estivermos lá, naquele lugar, e naquele momento.
Fotos de arquivo pessoal.



E não quero dizer que você tenha que ir só pra tirar uma foto da Cordilheira dos Andes, mas você já fotografou a Serra do Mar aqui no nosso litoral? 





Outra dica importante, é:
Composições criativas mudam totalmente a forma de olhar aquele lugar
Fotos de arquivo pessoal.
Mude, invente, crie, mas se é paisagem, faça paisagem parecer... paisagem. Procure um ângulo diferente, um enquadramento interessante, pois não vai ser difícil você tirar uma fotografia que você ache bem interessante daquele nascer do sol, e ao postar na internet você vai achar milhares iguais, e possivelmente do mesmo lugar que você tirou. Por isso use a cabeça: olhe à sua volta. Se abaixe, suba em algum lugar e olhe de diferentes ângulos. A técnica é importante, mas saber a técnica o mínimo necessário. O que faz realmente a diferença nas nossas imagens é a composição.

Acorde cedo!
Pois é! Ouço várias pessoas dizendo que adoram o nascer do sol, mas não acordam cedo. Concordo que é um tanto difícil, mas quando você está em um lugar que você tem paisagens das mais incríveis ao seu redor, dá até aquela vontade de acordar bem cedinho para aproveitar a "luz da hora mágica" que é exatamente a alvorada e o crepúsculo, que é quando o céu se torna um grande refletor da luz do sol.

Bom! Existem outras tantas regras, mas considero estas as mais importantes.
Fotos de arquivo pessoal.

Logico que não podemos esquecer, e que não citei pois já deveria ser consciência do fotógrafo: um equipamento que possibilite a foto; tempo suficiente pra pensar na foto antes de clicar, e o mais importante de tudo e que deve estar junto com a câmera, sempre: o velho e santo tripé para que pelo menos suas fotos não fiquem tortas.




Viajem bastante. Conheça lugares diferentes, e bons cliques.

Fotos de arquivo pessoal. Todos os direitos reservados..


terça-feira, 15 de maio de 2012

Propaganda na fotografia


                                            Propaganda na fotografia
Conhecemos o que é linguagem de fotografia, hoje iremos abordar um pouco mais sobre isso, o uso dela na propaganda.
A linguagem é utilizada desde a pré historia, onde surgiu  por  necessidade de sobrevivência dos homens.
Atualmente, a fotografia tornou-se uma ferramenta indispensável para propaganda impressa, mas não foi sempre assim, no século XIX, a fotografia não era assimilada ao funcionamento jornalístico e publicitário da época.                                                    
  A fotografia tornou-se cada vez mais uma ferramenta indispensável, também devido a isto, as pessoas estão perdendo o hábito de ler, preferem olhar uma imagem. Apesar de tanta tecnologia tantos avanços, é como se estivéssemos regredindo a uma época onde o homem se comunicava apenas por gestos e figuras.
 Muitas vezes a fotografia fala por si só, não precisando de enredo, porém, algumas vezes se torna imprescindível o acompanhamento de um texto, pois nem sempre as pessoas entenderão  o dizer da imagem.
As fotografias em propaganda, nem sempre serão direcionadas a um único publico, mas a intenção é sempre a mesma, convencer o consumidor a adquirir produtos, a mudar sua postura e comportamento.


a qual acharia interessante vocês lerem


segunda-feira, 14 de maio de 2012

O famoso tripé

Segunda-Feira é dia de: Equipamentos fotográficos

Hoje iremos falar sobre algo que dá estabilidade e confiança em nossas fotos, o famoso TRIPÉ.

O tripé é utilizado para estabilizar e elevar uma câmera, uma unidade flash ou outro equipamento fotográfico.
Como o nome já diz os tripés fotográficos possuem três pernas e uma cabeça de montagem para casar com uma câmera.

A cabeça de montagem geralmente inclui um parafuso que se encaixa a um receptáculo fêmea de rosca na câmara, bem como um mecanismo para ser capaz de girar e inclinar a câmera quando é montado sobre o tripé.

As pernas do tripé são normalmente feitas para montar e desmontar, a fim de economizar espaço quando não estiver em uso.
Eles são geralmente feitos de alumínio, fibra de carbono, madeira, aço ou plástico.

Tripé Manfroto 728 B


Ultilização

Tripés são usados ​​tanto em fotografias de movimentos quanto em fotografias estáticas para impedir o movimento da câmera. Elas são necessárias quando a baixa velocidade de exposições estão sendo feitas, ou quando teleobjetivas são utilizadas, como qualquer movimento de câmera enquanto o obturador é aberto irá produzir uma imagem borrada. Na mesma linha, elas reduzem a trepidação da câmara, e, portanto, são fundamentais para alcançar o máximo de nitidez. Um tripé é também útil para alcançar enquadramento preciso da imagem, ou quando mais de uma imagem está sendo feita da mesma cena, por exemplo, quando a exposição bracketing.
Uso de um tripé pode também permitir uma abordagem mais ponderada à fotografia. Por todas estas razões um tripé de algum tipo é muitas vezes necessário para a fotografia profissional, bem como usa determinado vídeo. Tripés também são usados ​​como uma alternativa ao C-Stands de acessórios fotográficos.


Uma invenção interessante e o Tripe-flexivel, é um produto leve e flexível que possui mais de vinte articulações, pode dobrar e girar, ele se fixa firmemente a sua câmera praticamente em qualquer superfície.


Sites e Blogs





sábado, 12 de maio de 2012

Finbarr O'Reilly

Finbarr O'Reilly é um fotografo canadense, que em fevereiro de 2006 ganhou o  principal premio do 49º Word Press photo Contest. A imagem mostra os dedos magros de uma criança de um ano de idade, pressionados contra os lábios de sua mãe em uma clínica de alimentação de emergência no Níger.
O júri internacional do concurso World Press Photo selecionou a imagem de O'Reilly, da Reuters como o World Press Photo do ano de 2005.




Confira o trabalho de Finbarr O'Reilly http://www.finbarr-oreilly.com/.

referência: http://www.archive.worldpressphoto.org/search/layout/result/indeling/detailwpp/form/wpp/q/ishoofdafbeelding/true/trefwoord/year/2005

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Nikon vs. Canon.


Olá! Tudo bem?
Eu estava lendo sobre alguma parte da história da fotografia, e acabei descobrindo alguns detalhes interessantes.
Um deles, e o que me chamou a atenção, é de que, como tantos outros equipamentos tecnológicos, as cameras SLR também tiveram seu desenvolvimento em época das 2 Grandes Guerras Mundial.
Nikon entra na historia como pioneira na fabricação de lentes para equipamentos militares, em 1917.
Apesar dos precursores da fotografia serem os franceses e os ingleses, em termos de desenvolvimento da tecnologia fotográfica os Japoneses sempre estiveram um passo a frente do resto do mundo, competindo apenas com a Alemanha. Parece óbvio, mas não é. O Japão vinha se reestruturando constantemente devido inúmeras guerras e conflitos que travou. Talvez isso fosse para eles, um incentivo a mais para evoluir na tecnologia,
Em 1934 tornou-se disponível a um mercado nunca antes explorado, a primeira câmera japonesa doméstica, chamada Kwanon, nome de uma deusa budista. No ano seguinte os fabricantes registraram a marca, hoje conhecida mundialmente: CANON. No mesmo ano a Fuji entra no mercado explorando filmes para essas novas câmeras.
Mas a primeira câmera com tecnologia SLR e possibilidade de produzir fotos em cores, só apareceu em 1936, chamava-se Kodachrome, fabricada pelo que veio a ser posteriormente a Kodak.
Nos anos subsequentes outros nomes chegam ao mercado: Chinon,Topcon, Ricoh, Konica, Miranda, Petri, Fujica, Yashica, Mamiya, Pentax, etc 
Essa breve história da evolução dos equipamentos fotográficos, destacando alguns dos nomes que vemos hoje no mercado, é apenas para que se torne possível entender o porquê das preferências de cada fotógrafo nos dias de hoje.
NIKON construiu sua fama como base em tecnologia militar, lentes rápidas e precisas, enquanto a CANON sempre se preocupou em tornar seus equipamentos acessíveis, sem perder em qualidade, e desde muito cedo disponibilizou no mercado uma família maior de câmeras que se adapte a necessidade do consumidor. Fuji e Kodak se especializaram em filmes e revelação.
Lógico que muita coisa mudou, outras marcas sugiram com a mesma tecnologia, ou até melhor, enquanto outras se fundiram para dar origem a companhias mais fortes e competitivas. Mas certos estigmas continuam os mesmos.
Acho que é por isso também que chamamos de guerra que existe entre certas marcas. E isso é bom. Nós, fotógrafos, é que saímos ganhando.

Até mais.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...