Em 1975, a Kodak apresentou o primeiro protótipo de uma câmera sem filme baseada no sensor CCD da Fairchild. O equipamento pesava quatro quilos e gravava as imagens de 0,01 megapixels em fita cassete – uma a cada 23 segundos! No ano seguinte, a própria Fairchild, por sua vez, colocaria no mercado sua câmera de CCD, a MV-101 – o primeiro modelo comercial da história.
Acompanhe a matéria que a globo News publicou em 2004 sobre o desenvolvimento da fotografia digital. http://www.youtube.com/watch?v=-ajQaAxn-tM
referências: http://meiobit.com/15452/a-primeira-camera-digital-do-mundo/
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=5141.0
quinta-feira, 17 de maio de 2012
quarta-feira, 16 de maio de 2012
Fotos de Paisagens
Olá! Tudo bem?!
Hoje nosso assunto é técnica. Depois de termos visto sobre enquadramento, Rácio de Fibonacci, planos, regra dos terços, podemos juntar algumas das técnicas já citadas no nosso blog, e colocá-las em prática. Eque tal falarmos de fotografias de paisagens?
Considero estas, as principais regras para uma fotografia de paisagem fenomenal.
Não podemos colocar uma ordem nas regras, dizendo que esta é mais importante que aquela, pois cada fotógrafo sabe "onde aperta mais o seu calo".
Mas vamos lá!
Se você quer fotos de paisagens incríveis, você deve ir para lugares incríveis.
Fotos de arquivo pessoal. |
Quando pensamos em nascer/pôr do sol, logo imaginamos uma praia e o sol na linha do horizonte.
![]() |
Janela da minha casa. |
Mas se olharmos na janela da nossa casa conseguimos uma paisagem bacana.
Mas aquela fotografia de paisagem que quando olhamos, logo ficamos admirando e ela nos faz transportar ao lugar onde o fotógrafo estava naquele momento, essa sim, só vai acontecer se estivermos lá, naquele lugar, e naquele momento.
Fotos de arquivo pessoal. |
E não quero dizer que você tenha que ir só pra tirar uma foto da Cordilheira dos Andes, mas você já fotografou a Serra do Mar aqui no nosso litoral?
Outra dica importante, é:
Composições criativas mudam totalmente a forma de olhar aquele lugar
Fotos de arquivo pessoal. |
Mude, invente, crie, mas se é paisagem, faça paisagem parecer... paisagem. Procure um ângulo diferente, um enquadramento interessante, pois não vai ser difícil você tirar uma fotografia que você ache bem interessante daquele nascer do sol, e ao postar na internet você vai achar milhares iguais, e possivelmente do mesmo lugar que você tirou. Por isso use a cabeça: olhe à sua volta. Se abaixe, suba em algum lugar e olhe de diferentes ângulos. A técnica é importante, mas saber a técnica o mínimo necessário. O que faz realmente a diferença nas nossas imagens é a composição.
Acorde cedo!
Pois é! Ouço várias pessoas dizendo que adoram o nascer do sol, mas não acordam cedo. Concordo que é um tanto difícil, mas quando você está em um lugar que você tem paisagens das mais incríveis ao seu redor, dá até aquela vontade de acordar bem cedinho para aproveitar a "luz da hora mágica" que é exatamente a alvorada e o crepúsculo, que é quando o céu se torna um grande refletor da luz do sol.
Bom! Existem outras tantas regras, mas considero estas as mais importantes.
Fotos de arquivo pessoal. |
Logico que não podemos esquecer, e que não citei pois já deveria ser consciência do fotógrafo: um equipamento que possibilite a foto; tempo suficiente pra pensar na foto antes de clicar, e o mais importante de tudo e que deve estar junto com a câmera, sempre: o velho e santo tripé para que pelo menos suas fotos não fiquem tortas.
Viajem bastante. Conheça lugares diferentes, e bons cliques.
Fotos de arquivo pessoal. Todos os direitos reservados..
terça-feira, 15 de maio de 2012
Propaganda na fotografia
Propaganda na fotografia
Conhecemos o que é linguagem de
fotografia, hoje iremos abordar um pouco mais sobre isso, o uso dela na propaganda.
A linguagem é utilizada desde a
pré historia, onde surgiu por necessidade de sobrevivência dos homens.
Atualmente, a fotografia
tornou-se uma ferramenta indispensável para propaganda impressa, mas não foi
sempre assim, no século XIX, a fotografia não era assimilada ao funcionamento
jornalístico e publicitário da época.
A fotografia tornou-se cada vez
mais uma ferramenta indispensável, também devido a isto, as pessoas estão
perdendo o hábito de ler, preferem olhar uma imagem. Apesar de tanta tecnologia
tantos avanços, é como se estivéssemos regredindo a uma época onde o homem se
comunicava apenas por gestos e figuras.
Muitas vezes a fotografia fala por si só, não
precisando de enredo, porém, algumas vezes se torna imprescindível o
acompanhamento de um texto, pois nem sempre as pessoas entenderão o dizer da imagem.
As fotografias em propaganda, nem
sempre serão direcionadas a um único publico, mas a intenção é sempre a mesma,
convencer o consumidor a adquirir produtos, a mudar sua postura e
comportamento.
As informações a cima foram retiradas
de http://br.monografias.com/trabalhos-pdf/linguagem-fotografia-propaganda/linguagem-fotografia-propaganda.pdf
a qual acharia interessante vocês lerem
segunda-feira, 14 de maio de 2012
O famoso tripé
Segunda-Feira é dia de: Equipamentos fotográficos
Hoje iremos falar sobre algo que dá estabilidade e confiança em nossas fotos, o famoso TRIPÉ.

O tripé é utilizado para estabilizar e elevar uma câmera, uma unidade flash ou outro equipamento fotográfico.
Como o nome já diz os tripés fotográficos possuem três pernas e uma cabeça de montagem para casar com uma câmera.
A cabeça de montagem geralmente inclui um parafuso que se encaixa a um receptáculo fêmea de rosca na câmara, bem como um mecanismo para ser capaz de girar e inclinar a câmera quando é montado sobre o tripé.


Eles são geralmente feitos de alumínio, fibra de carbono, madeira, aço ou plástico.
Tripé Manfroto 728 B
Ultilização
Tripés são usados tanto em fotografias de movimentos quanto em fotografias estáticas para impedir o movimento da câmera. Elas são necessárias quando a baixa velocidade de exposições estão sendo feitas, ou quando teleobjetivas são utilizadas, como qualquer movimento de câmera enquanto o obturador é aberto irá produzir uma imagem borrada. Na mesma linha, elas reduzem a trepidação da câmara, e, portanto, são fundamentais para alcançar o máximo de nitidez. Um tripé é também útil para alcançar enquadramento preciso da imagem, ou quando mais de uma imagem está sendo feita da mesma cena, por exemplo, quando a exposição bracketing.
Uso de um tripé pode também permitir uma abordagem mais ponderada à fotografia. Por todas estas razões um tripé de algum tipo é muitas vezes necessário para a fotografia profissional, bem como usa determinado vídeo. Tripés também são usados como uma alternativa ao C-Stands de acessórios fotográficos.

Uma invenção interessante e o Tripe-flexivel, é um produto leve e flexível que possui mais de vinte articulações, pode dobrar e girar, ele se fixa firmemente a sua câmera praticamente em qualquer superfície.
Sites e Blogs
sábado, 12 de maio de 2012
Finbarr O'Reilly
Finbarr O'Reilly é um fotografo canadense, que em fevereiro de 2006 ganhou o principal premio do 49º Word Press photo Contest. A imagem mostra os dedos magros de uma criança de um ano de idade,
pressionados contra os lábios de sua mãe em uma clínica de alimentação de
emergência no Níger.
O júri internacional do concurso World Press Photo selecionou a imagem de O'Reilly, da Reuters como o World Press Photo do ano de 2005.
Confira o trabalho de Finbarr O'Reilly http://www.finbarr-oreilly.com/.
referência: http://www.archive.worldpressphoto.org/search/layout/result/indeling/detailwpp/form/wpp/q/ishoofdafbeelding/true/trefwoord/year/2005
O júri internacional do concurso World Press Photo selecionou a imagem de O'Reilly, da Reuters como o World Press Photo do ano de 2005.
Confira o trabalho de Finbarr O'Reilly http://www.finbarr-oreilly.com/.
referência: http://www.archive.worldpressphoto.org/search/layout/result/indeling/detailwpp/form/wpp/q/ishoofdafbeelding/true/trefwoord/year/2005
quinta-feira, 10 de maio de 2012
Nikon vs. Canon.
Olá! Tudo bem?
Eu estava lendo sobre alguma parte da história da fotografia, e acabei descobrindo alguns detalhes interessantes.
Um deles, e o que me chamou a atenção, é de que, como tantos outros equipamentos tecnológicos, as cameras SLR também tiveram seu desenvolvimento em época das 2 Grandes Guerras Mundial.
Nikon entra na historia como pioneira na fabricação de lentes para equipamentos militares, em 1917.
Apesar dos precursores da fotografia serem os franceses e os ingleses, em termos de desenvolvimento da tecnologia fotográfica os Japoneses sempre estiveram um passo a frente do resto do mundo, competindo apenas com a Alemanha. Parece óbvio, mas não é. O Japão vinha se reestruturando constantemente devido inúmeras guerras e conflitos que travou. Talvez isso fosse para eles, um incentivo a mais para evoluir na tecnologia,
Em 1934 tornou-se disponível a um mercado nunca antes explorado, a primeira câmera japonesa doméstica, chamada Kwanon, nome de uma deusa budista. No ano seguinte os fabricantes registraram a marca, hoje conhecida mundialmente: CANON. No mesmo ano a Fuji entra no mercado explorando filmes para essas novas câmeras.
Mas a primeira câmera com tecnologia SLR e possibilidade de produzir fotos em cores, só apareceu em 1936, chamava-se Kodachrome, fabricada pelo que veio a ser posteriormente a Kodak.
Nos anos subsequentes outros nomes chegam ao mercado: Chinon,Topcon, Ricoh, Konica, Miranda, Petri, Fujica, Yashica, Mamiya, Pentax, etc
Essa breve história da evolução dos equipamentos fotográficos, destacando alguns dos nomes que vemos hoje no mercado, é apenas para que se torne possível entender o porquê das preferências de cada fotógrafo nos dias de hoje.
NIKON construiu sua fama como base em tecnologia militar, lentes rápidas e precisas, enquanto a CANON sempre se preocupou em tornar seus equipamentos acessíveis, sem perder em qualidade, e desde muito cedo disponibilizou no mercado uma família maior de câmeras que se adapte a necessidade do consumidor. Fuji e Kodak se especializaram em filmes e revelação.
Lógico que muita coisa mudou, outras marcas sugiram com a mesma tecnologia, ou até melhor, enquanto outras se fundiram para dar origem a companhias mais fortes e competitivas. Mas certos estigmas continuam os mesmos.
Acho que é por isso também que chamamos de guerra que existe entre certas marcas. E isso é bom. Nós, fotógrafos, é que saímos ganhando.
Até mais.
quarta-feira, 9 de maio de 2012
Grande Angular e Tele Objetiva, Qual a diferença?
Qual a diferença entre Grande Angular e uma Tele Objetiva?
Olá pessoal, achei algo interressante e gostaria de compartilhar.
Porque não criarmos técnicas de aprendizado? Adorei a ideia, espero que gostem também.
Tente imaginar que uma lente é um retrovisor de automóvel.
Compare uma grande angular com um retrovisor lateral.
Temos uma visão aberta permitindo enxergar tudo que estiver nas laterais esquerda ou direita. Ao mesmo tempo temos a impressão, de que tudo parece estar longe.
Agora compare uma tele objetiva com um retrovisor frontal.
Temos uma visão fechada, permitindo enxergar limitadamente, dando a impressão de que tudo esta perto.
terça-feira, 8 de maio de 2012
Depth of field - DOF
Terça-feira é dia de: Linguagens fotográficas
Em nosso blog já tivemos um post falando sobre diversas linguagens da fotografia (Linguagem Fotográfica. Você sabe o que é isso?), no post de hoje entraremos mais a fundo no tema Depth of field, profundidade de campo em inglês.
Antes de vermos esse assunto, precisamos entender sobre foco.
Quando tiramos uma fotografia e queremos que nosso objeto principal esteja nítido e visível, transformamos ele em nosso destaque, nosso foco.
O foco pode ser tanto manual ou automático. Manualmente você gira o anel da sua lente. Nas lentes automáticas você pressiona o botão do obturador somente um pouco (meio-toque) e a câmera irá fazer o foco automaticamente.

A profundidade de campo é a distância por diante e por detrás do ponto focado que aparece com nitidez numa foto.
Existem 3 elementos que fazem variar a profundidade de campo:
1° A abertura do diafragma
Para maior abertura do diafragma menor profundidade de campo.
Como se vê na imagem, a foto feita a f/2.8 (maior abertura de diafragma) tem uma profundidade de campo menor.
Igualmente, vemos que a foto feita a f/22 (menor abertura de diafragma) tem uma profundidade de campo maior.
2°A distância focal (zoom)
Para maior distância focal (mais zoom) menor profundidade de campo. Como se vê na imagem, a foto feita com um zoom de 35 mm tem uma profundidade de campo maior que a foto feita com um zoom de 100 mm.
3° A distância real entre a câmara e o ponto focado
Quanto menor é a distância ao sujeito que se foca menor é a profundidade de campo. Como se vê na imagem, a foto feita a 1,5 metros do sujeito tem uma profundidade de campo menor que a foto feita a 4,5 metros.

Como utilizar a profundidade de campo em minhas fotos?
Ao fazer uma foto verifica que partes da cena queres focadas e que partes não.
- Profundidade de campo reduzida (curta), ajuda a destacar o elemento principal da foto.
Foto de Arquivo Pessoal
- Profundidade de campo ampliada (Longa), serve para fotografar toda a cena o mais nítida possível e não esconder nenhum detalhe.
Bom, para que você possa treinar um pouquinho, aqui em baixo temos um simulador :)
Sites e Blogs de referência
segunda-feira, 7 de maio de 2012
Grip?
O Grip é um acessório que se conecta no lugar da bateria.
Ele é útil de diversas formas:
1º Ele aceita duas baterias por vez ao invez e uma (como é habitual nas câmeras)
2º Ele facilita a empunhadura para tirar fotos verticais e tem botões inteligentes também para facilitar nas fotos verticais.
1º Ele aceita duas baterias por vez ao invez e uma (como é habitual nas câmeras)
2º Ele facilita a empunhadura para tirar fotos verticais e tem botões inteligentes também para facilitar nas fotos verticais.
Aqui está ele e como fica a câmera com ele:
Grip visto por trás
Grip visto de frente
...e aqui como ficou os dois juntinhos!
Espero que tenha sido útil aprender mais sobre ele!!
Até mais pessoal!
sexta-feira, 4 de maio de 2012
Casamentos: Olhando por outro ângulo.
Olá! Tudo bem?
Nas últimas sextas feiras falamos de fotógrafos de referência. Aqueles caras que a gente olha as fotos deles e, em um primeiro momento, vem aquele pensamento: "O quê que eu tô fazendo aqui??!!"
Digo em um primeiro momento, porque as fotos dos caras são um deslumbre, uma leveza, detalhes, que nos deixam boquiabertos e nos perguntamos como é que ele fez aquela fotografia.
Mas a seguir, ao observarmos com um olhar mais avaliativo, e mais crítico, continuamos nos deparando com aquele deslumbre, a mesma leveza, os mesmos detalhes, mas com um outro pensamento: "Como ele fez isso?", e "Como eu faço pra chegar nesse resultado?"
Acho que é nesse momento que devemos nos inspirar e colocar "um objetivo na nossa objetiva!", para crescermos como pessoas e como bons fotógrafos.
Como todas as sextas colocamos aqui algum exemplo, hoje não vai ser diferente.
Quem? Vinícius Matos
Quem ele é? Mineiro de Belo Horizonte, é considerado um exemplo de inspiração, estilo, técnica e criatividade. Formado em administração e especializado em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (Rio de Janeiro), deu início a sua carreira fotográfica no ano de 2006. Além de fotógrafo, Vinícius ministra workshop's e já esteve na Europa, Estados Unidos e alguns países da América Latina compartilhando seu conhecimento.
Já esteve no topo da lista da ISPWP (International Society of Professional Wedding Photographers), organização que reúne os melhores fotógrafos profissionais de casamento do mundo. E também já esteve na lista das 50 melhores fotografias de casamento, montada pela Junebug Weddings.
Seu trabalho ganha destaque pela forma íntima com que fotografa. Prevalecendo o estilo de fotojornalismo, Vinícius reporta e registra os momentos do casamento sempre considerando um elemento muito importante nesta área, a emoção.
A criatividade é palavra constante em sua vida e fotografia. Costuma dizer: “Um fotógrafo criativo certamente trabalha com mais prazer e, além disso, vale mais perante seus clientes”.
Vinicius é um fotógrafo que está buscando sempre por algo inovador, e é nessa busca que ele encontra o melhor clique. Vamos conferir um pouco do belo trabalho deste grande nome da fotografia nacional.
Nas últimas sextas feiras falamos de fotógrafos de referência. Aqueles caras que a gente olha as fotos deles e, em um primeiro momento, vem aquele pensamento: "O quê que eu tô fazendo aqui??!!"
Digo em um primeiro momento, porque as fotos dos caras são um deslumbre, uma leveza, detalhes, que nos deixam boquiabertos e nos perguntamos como é que ele fez aquela fotografia.
Mas a seguir, ao observarmos com um olhar mais avaliativo, e mais crítico, continuamos nos deparando com aquele deslumbre, a mesma leveza, os mesmos detalhes, mas com um outro pensamento: "Como ele fez isso?", e "Como eu faço pra chegar nesse resultado?"
Acho que é nesse momento que devemos nos inspirar e colocar "um objetivo na nossa objetiva!", para crescermos como pessoas e como bons fotógrafos.
Como todas as sextas colocamos aqui algum exemplo, hoje não vai ser diferente.
Quem? Vinícius Matos
Quem ele é? Mineiro de Belo Horizonte, é considerado um exemplo de inspiração, estilo, técnica e criatividade. Formado em administração e especializado em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (Rio de Janeiro), deu início a sua carreira fotográfica no ano de 2006. Além de fotógrafo, Vinícius ministra workshop's e já esteve na Europa, Estados Unidos e alguns países da América Latina compartilhando seu conhecimento.
Já esteve no topo da lista da ISPWP (International Society of Professional Wedding Photographers), organização que reúne os melhores fotógrafos profissionais de casamento do mundo. E também já esteve na lista das 50 melhores fotografias de casamento, montada pela Junebug Weddings.
Seu trabalho ganha destaque pela forma íntima com que fotografa. Prevalecendo o estilo de fotojornalismo, Vinícius reporta e registra os momentos do casamento sempre considerando um elemento muito importante nesta área, a emoção.
A criatividade é palavra constante em sua vida e fotografia. Costuma dizer: “Um fotógrafo criativo certamente trabalha com mais prazer e, além disso, vale mais perante seus clientes”.
Vinicius é um fotógrafo que está buscando sempre por algo inovador, e é nessa busca que ele encontra o melhor clique. Vamos conferir um pouco do belo trabalho deste grande nome da fotografia nacional.
"A fotografia além de profissão é um hobby. Faço então parte de um seleto grupo de pessoas que ama o que faz. Hoje é impossível falar de mim sem falar em fotografia, casamentos e fotografia de casamento." - Vinícius Matos.
Apreciem, inspirem-se e bons clicks.
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