sexta-feira, 6 de abril de 2012

Algumas dicas importantes sobre Composição


Para Henri Cartier Bresson
A Composição deve ser uma de nossas preocupações constantes, até nos encontrarmos prestes a tirar uma fotografia: e então, devemos ceder lugar a sensibilidade”

Com as novas câmeras digitais temos o costume de apenas apontar e tirar a foto e isso qualquer um faz.


Um Bom fotógrafo é aquele que analisa o ambiente, vê iluminação, o fundo e principalmente a composição.
Ele também precisa ter um olhar criativo e saber criar boas composições.
Pois é através da disposição e direção dos objetos em uma cena que transmitem idéias

Entende-se como objeto tudo oque está na fotografia tanto pessoas como carros prédios animais arvores e qualquer outro elemento e as vezes é impossível dirigi-los, por isso cabe ao fotógrafo se posicionar melhor, mover a câmera um pouco para o lado, deitar no chão ou subir em uma escada tudo para conseguir um ângulo melhor.


Quando for possível dirigir não tenha medo peça para a pessoa fingir atuar e faça oque for preciso para a fotografia transmitir o sentimento que você deseja passar.


Existem certas regras que podem ajudar no seu processo criativo, mas não as leve como regras pelo resto da vida as vezes é bom quebrá-las e levar em conta sua sensibilidade.

Mas para nós que estamos aprendendo 
é sempre bom saber quais são elas e como funcionam.
Como a Regra dos Terços que consiste em imaginar 
a área da fotografia dividida em três colunas verticais e horizontais.


Os pontos formados pelas intersecções são os pontos de interesse e é onde se deve colocar o objeto mais importante da cena.


Em imagens em movimentos é muito importante considerar a direção do movimento do objeto e geralmente deixar um espaço a frente indicando o seu caminho passando uma sensação de liberdade.


Esta regra também é recomendada em imagens de pessoas em que o foco é a direção do olhar.


Linhas são elementos muito comuns nas fotografias e quando bem utilizadas podem dar um bom impacto a imagem, são três tipos de linhas que podemos trabalhar:
as Horizontais, as Verticais e as Diagonais.
As Horizontais dão certa tranqüilidade e/ou descanso a imagem como também servem para guiar os olhos da esquerda para a direita até o assunto principal...


Linhas Verticais são mais fortes e geralmente nos levam a pontos de fuga e nos mostram melhor a profundidade da imagem. 
É importante mantelas o mais paralelas possível  com os lados da foto
 linhas verticais fazem o olhar perseguir seu caminho até o final mas não é por este motivo que você deve compor uma imagem só com linhas é sempre interessante ter outros elementos na foto levando em conta que naturalmente o ser humano lê uma imagem da direita para a esquerda.


Linhas verticais

Linhas Diagonais

Outro ponto importante é Focar nas coisas boas, por isso tente não incluir muitos elementos em sua fotografia pois os extras podem confundir o espectador.


Enfim simplifique...
  Fundos mais simples são sempre melhores pois eles não tiram a atenção do objeto principal.


Fundos são muito importantes por isso preste muita atenção neles:
Você não quer galhos de árvores parecendo sair de sua cabeça 


ou horizontes tortos.


Estas são apenas algumas regras que vão nos ajudar a compor melhor nossas fotos.

Agora vamos falar um pouco sobre Enquadramento:
Existem vários tipos de enquadramento e cada um tem um propósito.
Existem os planos gerais, médios e primeiros planos.

O Plano Geral tem como elemento principal  o ambiente e o sujeito é apenas um elemento dominado pela situação e por este motivo o enquadramento tem que ser geral mostrando bem a paisagem.


 Outro plano bem conhecido é o Plano Americano que consiste no enquadramento de uma pessoa que corta acima do joelho  mas abaixo da cintura este era um plano muito usado em filmes de faroeste pois ele era ideal para enquadrar os personagens em duelos pois permitia ver bem as pistolas.


Plano Médio mostra a pessoa da cintura para cima e é indicado para fotos de duas pessoas.

        
Close-up ou Primeiro Plano mostra apenas os ombros e a cabeça e servem para captar as emoções expressas no rosto da pessoa.


Primeiríssimo Plano, Super Close ou Big Close-up mostra só a cabeça na tela e tem como objetivo revelar as características e emoções mais profundas do indivíduo.


O Plano de detalhe ou Plano Extreme Close-up servem para enquadrar detalhes como por exemplo olhos, boca um anel no dedo e basicamente detalhes que passariam despercebidos em planos maiores e por este motivo ele é muito usado para fotos de jóias.


Enfim Galera, espero que curtam as dicas!
Existem muitas outras mas por hoje são estas, em breve virei com mais curiosidades e dicas fundamentais na composição de uma fotografia...

Estas dicas encontrei no Trabalho de conclusão de curso de mídia eletrônica do aluno Gustavo Esser  Schmidt aluno da Faculdades integradas ASSESC disponível no You tube.

Um comentário:

  1. Gostei das dicas de composição, são práticas e úteis. Achei interessante a parte sobre focar e escolher os elementos enquadrados, como uma composição mais simples é capaz de destacar melhor o objeto ou pessoa na foto. Outra dica legal foi sobre o fundo, na hora de fotografar nós nos preocupamos com tantas outras coisas que às vezes nem percebemos o que está no fundo, mas depois aparece lá o galho saindo da cabeça da garota, arruinando a foto. Enfim, achei o post bem didático.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...