quinta-feira, 12 de abril de 2012

Fotografando no modo Manual


Produzir sua própria fotografia sem depender do modo automático além de ser prazeroso é fundamental para quem pretende avançar na fotografia, dedicação e coragem são duas características importantes nesse momento, dedicação para entender os conceitos básicos de exposição ( Abertura do diafragma + Velocidade do obturador + ISO) e coragem para sair do modo automático.

Se você como muitos corajosos decidiu desbravar o modo manual vai precisar de uma câmera SLR( Single, Lens, Reflex) ou que no minimo lhe proporcione controles manuais, caso ainda não possua uma vou sugerir alguns simuladores fotográficos que você vai poder praticar enquanto acompanha nosso blog.




ISO
ISO é a indicação do quão sensível é o filme para a luz, sendo representado por números (100, 200, 400, 800...). Quanto menor o número, menor a sensibilidade do filme para a luz, e menos granulada sua imagem será.
Altos valores de ISO são geralmente usados em situações de pouquíssima luz, para se usar tempos de exposições menores, e assim, não obter fotos borradas ou tremidas. Mas o custo será a obtenção de fotos com mais ruído.



ABERTURA DO DIAFRAGMA

Como pode observar na imagem abaixo a abertura do diafragma é o diâmetro situado no interior da objetiva, quanto maior mais luz temos alcançando nosso sensor ou filme num determinado tempo.
As diferentes aberturas são conhecidas como f/pontos ou f/números, cuja sequencia padrão é: f/2.8, f/4, f/5.6, f/8, f/11, f/16, f/22.
Nesta escala, á medida que passamos de um número para o próximo, significa que estamos dobrando ou diminuindo pela metade a quantidade de luz que alcança o filme sensor.










O QUE É VELOCIDADE DE OBTURADOR
A velocidade é a quantidade de tempo que o diafragma ficará aberto expondo o filme ou sensor, quanto mais tempo, mais luz entra.
Quando usamos velocidades altas congelamos os elementos da imagem



Quando usamos velocidades baixas tudo que se movimenta fica borrado dando à impressão de movimento a cena




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...