sexta-feira, 13 de abril de 2012

Direção de Modelo.

Como durante a semana falamos bastante sobre direção de modelo achei que seria interessante buscar algumas dicas importantes para nós que estamos iniciando neste mundo mágico da fotografia...


Estas dicas são tanto para ensaio fotográfico em estúdio como para qualquer outro ambiente, sempre devemos estar atentos a algumas atitudes para que o trabalho renda ótimas fotos.



Dêem uma olhada em algumas dicas de direção de modelo para que possamos ter em mente por onde começar a preparar a sessão de fotos.

1º Faça uma Entrevista
 Se possível, é bom antes da sessão de fotos fazer uma entrevista com o fotografado, para conhecer a pessoa, seu objetivo de fazer esse ensaio e criar uma certa intimidade, deixando ambos mais a vontade para na hora de realizar as fotos ter um clima um pouco mais descontraído. E claro, você como fotógrafo já ver os melhores ângulos do fotografado.

2º Conquiste a Confiança do Modelo
 Demonstrar segurança ao fotografado, seja na entrevista e principalmente na hora das fotos. Nos casos em que se precisa trocar alguma luz ou equipamento de lugar, para não tornar cansativo ou chato o ambiente,utilize das frases "vou mudar essa luz pra realçar seu olhar" ou "essa luz assim vai te deixar maravilhosa". E assim também conquistar a confiança do fotografado.

3º Estimule, dê idéias e Seja Criativo 
Você pode preparar uma pasta com algumas poses de auxilio buscando em pesquisas na internet, lembrando que é apenas um ponto inicial de sua criatividade. Pode também pedir para a modelo ir se movimentando espontâneamente e vendo uma pose que goste peça para parar.
Utilize do dedo ou braços para indicar para que lado o modelo deve olhar. Você pode também fazer a pose e pedir para que ela imite e até mesmo dar referências. Utilizar espelho no estúdio também ajuda.
Cadeiras, bancos, sofá, tapetes e outros acessórios podem ajudar o modelo nas poses também. Pedir para apoiar um dos pés num banquinho pode ajudar na postura.

4º Interaja com o Modelo
 Fazer pequenas pausas e mostrar no visor uma ou outra foto ajuda também na confiança do modelo que vai perceber estar recebendo atenção especial.

5º Elogie 
Elogie sempre, mas tome cuidado com excessos para não parecer soar forçado. Toda pessoa gosta de elogios e com isso se sente mais segura para posar para alguém que na maioria das vezes nem conhece.

6º Tome alguns Cuidados
 Fotógrafo de sexo oposto ao fotografado deve evitar tocar no fotografado para ajeitar cabelo ou roupa, se for necessário, peça licença. E fotógrafo deve sempre olhar nos olhos do fotografado para não o deixar intimidado principalmente se estiver fazendo uma sessão fotográfica de lingerie ou mais sensual.

7º Peça que o Modelo leve alguém de confiança no dia do Ensaio
 Quando agendar sessão fotográfica peça para a modelo levar alguém da família, de preferência a mãe ou uma tia, uma amiga (pai ou namorado podem intimidar a modelo).

Fica aqui a dica de um Exercício bem interessante: 

Para que o fotógrafo iniciante na direção possa treinar seus métodos, proponho este exercício: procure alguém conhecido para servir de modelo, e com toda a iluminação e produção típicas faça uma sessão de retratos, onde você fotógrafo vai procurar tirar do seu "modelo"(com a maior veracidade possível), os seguintes sentimentos, conceitos e situações:

tristeza, raiva, atração, alegria
surpresa, desprezo, pretensão
histeria, desespero, escárnio
introspecção, ódio, dor, ternura
força, romantismo, sensualidade
espontaneidade, dinamismo
elegância, agressividade, simpatia
estresse, bem-estar, conflito, flerte



É isso aí Gente espero que vocês tenham curtido e não se esqueçam...
Segunda Feira teremos mais um Post imperdível falando sobre Equipamentos Fotográficos!!

Valeu pela Atenção! 
Até a Próxima!!

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...