terça-feira, 10 de abril de 2012

Linguagem Fotográfica. Você sabe o que é isso?

          Olá galera! Hoje, assim como as próximas terças-feiras, aqui no Blog, vamos falar sobre 


LINGUAGEM FOTOGRÁFICA.

          Você sabe o que é?

          Linguagem fotográfica esá relacionada, não só a fotografia, mas a tudo que a fotografia atinge de certa forma. Como o próprio nome já diz, usamos a fotografia para comunicar algo, alguma coisa; alguma mensagem ou informação.

          Podemos considerar vários pontos sobre Linguagem Fotográfica: O tipo de imagem (cena) capturada e as questões técnicas encolvidas nesta captura; o tipo de câmera utilizada para tal imagem ser produzida também e considerada uma linguagem; e principalmente, o olhar do fotógrafo, que este sim, deve ter controle sobre esta linguagem.

TIPO DE IMAGEM
          Quanto ao tipo de imagem capturada e suas técnicas, podemos colocar alguns principais elementos:
          Planos: Os planos determinam o distanciamento da câmera em relação ao objeto fotografado, levando-se em conta a organização dos elementos dentro do enquadramento realizado. Os planos dividem-se em três grupos principais (seguindo-se a nomenclatura cinematográfica) Plano Geral, Plano Médio, Primeiro Plano. Uma mesma fotografia pode conter vários planos, sendo classificada por aquele que é responsável por suas características principais.
Foto de arquivo pessoal.

     · Plano Geral: o ambiente é o elemento primordial. O sujeito é um elemento dominado pela situação geográfica.

     · Plano Médio: neste plano, sujeito ou assunto fotografados estão ocupando boa parte do quadro, deixando espaço para outros elementos que deverão completar a informação. Este plano é bastante descritivo, narrando a ação e o sujeito.

     · Primeiro Plano: enquadra o sujeito dando destaque ao gesto, à emoção, à fisionomia, podendo também ser um plano de detalhe, onde a textura ganha força e pode ser utilizada na criação de fotografias abstratas.

     Também é comum utilizarmos a expressão "Segundo Plano" para nos referirmos a assuntos, pessoas ou objetos, que mesmo não estando em destaque ou determinando o sentido da foto, têm sua importância. Confira também sobre planos aqui no nosso blog.


          Luz, Forma e Tom:

          A altura e direção da luz têm influência decisiva no resultado final da fotografia.
          Dependendo da posição da luz da fonte luminosa, o assunto fotografado apresentará iluminada ou sombreada esta ou aquela face. A seleção cuidadosa da direção da luz nos permite destacar objetos importantes e esconder entre as sombras aqueles que não nos interessa.



     · Luz lateral: se caracteriza por destacar a textura e a profundidade, ao mesmo tempo que determina uma perda de detalhes ao aumentar consideravelmente a longitude das sombras criando muitas vezes imagens confusas.

     · Luz direta ou frontal:  Este tipo de luz reproduz a maior quantidade de detalhes, anulando a textura e achatando o volume da foto.

Foto de arquivo pessoal.
     · Contra-luz: é a luz que vem por trás do assunto convertendo-o em silhueta, perdendo por completo a textura e praticamente todos os detalhes.

     Denomina-se Tom a transição das altas-luzes (áreas claras) para a sombra ( áreas escuras). A gama de cinzas existente entre o preto e o branco.

          Textura
          A textura e a forma espacial estão intimamente relacionadas, entendendo-se como textura a forma espacial de uma superfície. É através da textura que muitas vezes podemos reconhecer o material com o qual foi feito um objeto que aparece em nossa fotografia, ou podemos afirmar que em tal paisagem o campo que aparece é gramado ou não de terra.

          Uma fonte luminosa mais dura, forte e lateral, irá privilegiar mais a textura; enquanto uma luz mais difusa, indireta, suave, poderá fazer desaparecer uma textura ou diminuir sua intensidade.

          A textura pode ser considerada um fator de importância em uma fotografia, em virtude de criar uma sensação de tato, em termos visuais, conferindo uma qualidade palpável à forma plana. Ela não só nos permite determinar a aparência de um objeto, como nos dá uma ideia da sensação que teríamos em contato com ele. Podemos, através da luz, acentuar ou eliminar texturas, a ponto de tornar irreconhecíveis objetos do cotidiano.


          Foco Profundidade de Campo

Foto de arquivo pessoal.
          Dentro dos limites técnicos, temos possibilidades de controlar não só a localização do foco, como também a quantidade de elementos que ficarão nítidos. Através destes controles, podemos destacar esta ou aquela área dentro de um assunto fotografado. E o foco que vai ressaltar um objeto em detrimento dos outros constantes da foto.


          Cor

Foto de arquivo pessoal.
          Basicamente, de um modo bem prático, ao transformarmos uma foto de casamento em preto e branco por exemplo, transmitimos outro tipo de linguagem. Mas temos vários filtros de cor que serão linguagens diferentes.


          Entre outros tópicos, que vamos abordar nas próximas postagens, esses são os principais.


TIPO DE CÂMERA UTILIZADA


          Por mais incrível que possa aparecer, se mudarmos o tipo de máquina, mudamos a linguagem. Por exemplo, podemos usar uma básica Pin Holeou uma compacta ou reflex, seja ela uma digital ou analógica, e agora está tendo a linguagem das câmeras de celular, entre os celulares existe ainda o tipo de fotografia dos Iphones, da Apple. Cada câmera traz sua linguagem características, e vamos encontrar opiniões completamente diferentes sobre todas elas. Cada fotógrafo tem seu gosto, e cada apreciador de uma boa fotografia, também...


O OLHAR DO FOTÓGRAFO


          Este sim, é um dos pontos mais importantes no que diz respeito a fotografia em si, mas mais especificamente, na Linguagem Fotográfica. O olhar do fotógrafo está relacionado à técnica, ao plano de fundo, ao enquadramento, ao tipo de luz ambiente ou artificial; relacionado à disposição das cores para trazer essa sua linguagem à tona. Relacionado ao olho do próprio fotógrafo, relacionado ao seu CORAÇÃO!

Foto de Rafael de Cristo, colaborador.



É isso por enquanto! Espero ter ajudado. E aguardem...   Próxima terça, continuamos falando sobre linguagem! Abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...