LINGUAGEM FOTOGRÁFICA.
Linguagem fotográfica esá relacionada, não só a fotografia, mas a tudo que a fotografia atinge de certa forma. Como o próprio nome já diz, usamos a fotografia para comunicar algo, alguma coisa; alguma mensagem ou informação.
Podemos considerar vários pontos sobre Linguagem Fotográfica: O tipo de imagem (cena) capturada e as questões técnicas encolvidas nesta captura; o tipo de câmera utilizada para tal imagem ser produzida também e considerada uma linguagem; e principalmente, o olhar do fotógrafo, que este sim, deve ter controle sobre esta linguagem.
TIPO DE IMAGEM
Quanto ao tipo de imagem capturada e suas técnicas, podemos colocar alguns principais elementos:
Planos: Os planos determinam o distanciamento da câmera em relação ao objeto fotografado, levando-se em conta a organização dos elementos dentro do enquadramento realizado. Os planos dividem-se em três grupos principais (seguindo-se a nomenclatura cinematográfica) Plano Geral, Plano Médio, Primeiro Plano. Uma mesma fotografia pode conter vários planos, sendo classificada por aquele que é responsável por suas características principais.
Foto de arquivo pessoal. |
· Plano Geral: o ambiente é o elemento primordial. O sujeito é um elemento dominado pela situação geográfica.
· Plano Médio: neste plano, sujeito ou assunto fotografados estão ocupando boa parte do quadro, deixando espaço para outros elementos que deverão completar a informação. Este plano é bastante descritivo, narrando a ação e o sujeito.
· Primeiro Plano: enquadra o sujeito dando destaque ao gesto, à emoção, à fisionomia, podendo também ser um plano de detalhe, onde a textura ganha força e pode ser utilizada na criação de fotografias abstratas.
Também é comum utilizarmos a expressão "Segundo Plano" para nos referirmos a assuntos, pessoas ou objetos, que mesmo não estando em destaque ou determinando o sentido da foto, têm sua importância. Confira também sobre planos aqui no nosso blog.
Luz, Forma e Tom:
A altura e direção da luz têm influência decisiva no resultado final da fotografia.
Dependendo da posição da luz da fonte luminosa, o assunto fotografado apresentará iluminada ou sombreada esta ou aquela face. A seleção cuidadosa da direção da luz nos permite destacar objetos importantes e esconder entre as sombras aqueles que não nos interessa.
· Luz lateral: se caracteriza por destacar a textura e a profundidade, ao mesmo tempo que determina uma perda de detalhes ao aumentar consideravelmente a longitude das sombras criando muitas vezes imagens confusas.
· Luz direta ou frontal: Este tipo de luz reproduz a maior quantidade de detalhes, anulando a textura e achatando o volume da foto.
Foto de arquivo pessoal. |
Denomina-se Tom a transição das altas-luzes (áreas claras) para a sombra ( áreas escuras). A gama de cinzas existente entre o preto e o branco.
Textura
A textura e a forma espacial estão intimamente relacionadas, entendendo-se como textura a forma espacial de uma superfície. É através da textura que muitas vezes podemos reconhecer o material com o qual foi feito um objeto que aparece em nossa fotografia, ou podemos afirmar que em tal paisagem o campo que aparece é gramado ou não de terra.
Uma fonte luminosa mais dura, forte e lateral, irá privilegiar mais a textura; enquanto uma luz mais difusa, indireta, suave, poderá fazer desaparecer uma textura ou diminuir sua intensidade.
A textura pode ser considerada um fator de importância em uma fotografia, em virtude de criar uma sensação de tato, em termos visuais, conferindo uma qualidade palpável à forma plana. Ela não só nos permite determinar a aparência de um objeto, como nos dá uma ideia da sensação que teríamos em contato com ele. Podemos, através da luz, acentuar ou eliminar texturas, a ponto de tornar irreconhecíveis objetos do cotidiano.
Foco Profundidade de Campo
Foto de arquivo pessoal. |
Cor
Foto de arquivo pessoal. |
Entre outros tópicos, que vamos abordar nas próximas postagens, esses são os principais.
TIPO DE CÂMERA UTILIZADA
Por mais incrível que possa aparecer, se mudarmos o tipo de máquina, mudamos a linguagem. Por exemplo, podemos usar uma básica Pin Hole, ou uma compacta ou reflex, seja ela uma digital ou analógica, e agora está tendo a linguagem das câmeras de celular, entre os celulares existe ainda o tipo de fotografia dos Iphones, da Apple. Cada câmera traz sua linguagem características, e vamos encontrar opiniões completamente diferentes sobre todas elas. Cada fotógrafo tem seu gosto, e cada apreciador de uma boa fotografia, também...
O OLHAR DO FOTÓGRAFO
Este sim, é um dos pontos mais importantes no que diz respeito a fotografia em si, mas mais especificamente, na Linguagem Fotográfica. O olhar do fotógrafo está relacionado à técnica, ao plano de fundo, ao enquadramento, ao tipo de luz ambiente ou artificial; relacionado à disposição das cores para trazer essa sua linguagem à tona. Relacionado ao olho do próprio fotógrafo, relacionado ao seu CORAÇÃO!
Foto de Rafael de Cristo, colaborador. |
É isso por enquanto! Espero ter ajudado. E aguardem... Próxima terça, continuamos falando sobre linguagem! Abraço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário